quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mentira x Verdade

Tenho uma verdade absoluta, a de que a mentira nunca deve ser usada, mas não consigo seguir isso a risca, por mais que eu lute, as vezes eu omito. O que não difere muito da mentira segundo minha singela opinião.

Tem a mentira de leve, aquela que todos nós cometemos todos os dias, a bendita mentira tudo bem, é assim: você caminha pela rua depois de levar um baita fora do namorado, e aparece aquela figura que você conversa vez ou outra, não é seu intimo, e ele pergunta se esta tudo bem, o que você prontamente responde? Tudo bem!

Não que o sujeito realmente queira saber como você está, ou que você queira que ele saiba, mas que rolou mentira, isso rolou!

Tem as de médio porte, que teoricamente é para “proteger” a pessoa, como quando contamos às crianças que o vovô não morreu, foi viajar, e o coitado fica esperando o avô a vida toda. Essa mentira, apesar das boas intenções, machuca e é cruel. Não protege em nada. Só protela algo inevitável.

E finalmente as mentiras de grande porte, que não necessariamente tem a ver com grandes quantias ou grandes ações, são as que realmente o sujeito quer tirar proveito e mente, descaradamente em prol de seus objetivos que podem ir de uma caneta encontrada a milhões na conta. Não importa o tamanho, mas sim que foi feita de má fé.

Esse último modelo de mentira, posso dizer que não cometi ainda, mas quando o sofremos dói! Principalmente se quem o faz é uma pessoa que estimamos, ai a dor é triplicada.

Nietzsche dizia que a verdade é uma ficção, um mero ponto de vista, o que é verdade pra mim, não é pra você. Pode ser isso e eu posso ser, aos olhos de outras pessoas, uma grande mentirosa ou ainda grandes mentirosos, aos meus olhos, serem grandes disseminadores da verdade.

Eu sempre busquei a verdade e a ética, mas se me perguntar se ajo com verdade e ética, só poderei responder que ajo com a MINHA ética e com a MINHA verdade. Espero nunca ter passado por mentirosa ou antiética, mas se o fiz, me perdoem, sou apenas uma mulher cercada de ilusões sobre o que é certo.

2 comentários:

Leandro [ZEUS] disse...

Quem eh quem pra saber todas as verdades e todas as mentiras....

realidade eh seguir a "sua" etica pessoal....e ser feliz

Bel Gasparotto disse...

Kant também falava algo sobre a verdade... o fato é que cada um tem a sua, e o problema é que alguns acham a sua mais verdadeira do que as dos outros. Isso rende uma noite inteira de debate, heim?

Bjs