segunda-feira, 21 de maio de 2012

Carta a Sociedade

Carta a Sociedade sobre Educação


A Rede do Estado de São Paulo está pegando professores a laço, com convocações que incluem os reprovados nos concursos públicos realizados. Em São Bernardo do Campo já tive informações que muitos professores estão exonerando e nas chamadas de concurso vários nem comparecem. Essas são situações que pipocam no Estado mais rico do Brasil e na terceira maior receita desse mesmo Estado, imagine nos Estados mais pobres?

Isso seria um reflexo da desvalorização generalizada da carreira que está fazendo o número de profissionais diminuir drasticamente?

Até quando a população vai deixar esse ponto de lado e não procurar junto aos seus governantes melhores condições de trabalho a profissionais que formarão seus filhos e a sociedade?

A culpa da Educação precária é SUA! Os mais afortunados (talvez seja seu caso) pagam escolas para o filho e tentam (digo tentam pq até a qualidade de escolas particulares é questionável) assegurar um futuro mais estruturado a seus rebentos.

E para aqueles que pensam "azar de quem não tem escola boa, a que pago para meu filho é fantástica!" Infelizmente pode perder o seu filho, finamente formado, em um assalto, onde o assaltante não teve a mesma sorte de seu filho e avaliou ser mais fácil roubar do que ser "doutor" já que sua formação familiar foi precária, seu ambiente violento, sua escola tinha a média de 35 alunos por sala e os professores nem conseguiam falar direito com ele. Sim, ele pode ter nascido mau, mas todos nasceram com essa maldade? Pense só um pouco como seria sua vida sem bons exemplos...

A Educação não pode ser um luxo de poucos e em um governo que prima pela diminuição da pobreza é vergonhoso estabelecer um piso de R$ 1.451,00 por 40 horas semanais de trabalho. Você sustentaria sua família dignamente com isso? É justo você estudar 4 anos, com ideais lindos, com o sonho de mudar o mundo e não poder nem sequer ter uma família, pois seu salário não permite tal luxo?

Alguns governantes, inclusive, nos negam a chance de nos vermos como profissionais, apelando para a nossa ideologia e nosso amor aos alunos, citando que essa seria a gratificação mais que justa. Infelizmente esses governantes não tem esse amor por você, já que não abririam mão dos salários e gratificações que recebem, nem por amor! Então seríamos voluntários de Educação e não profissionais de Educação, concorda? Isso faria a qualificação profissional e o número de profissionais aumentarem?

E a quem interessa tudo isso? Pense! A Mídia não reproduz os movimentos pela Educação que pipocam pelo país, de Norte a Sul, O governo finge que está tudo bem e que reclamamos de barriga cheia. Quanto menos você pensar, mais consumo inútil vai realizar, menos vai cobrar do poder público e vai ser mais conformado com a estrutura que nos aprisiona em uma Democracia de cartas marcadas, manchada de acordos ardilosos que visam o lucro financeiro de poucos.

Duvido que tenha lido isso até aqui, mas se leu, meus parabéns! Você deu o primeiro passo para se tornar um grande cidadão, agora pesquise pra ver se tudo isso é verdade, reflita e pense em ações pra mudar a nossa realidade. Utópico, mas alguém tem que começar.

Agradeço a Atenção

Alessandra Alves Viana
Professora.

Nenhum comentário: